terça-feira, 29 de dezembro de 2015

ORIXÁS REGENTES DO ANO DE 2016

Mãe Iemanjá é o Orixá regente do ano, juntamente com Pai Oxalá e outros Orixás.

Iemanjá: Um elemento para representar este Orixá, é que ela é dona dos pensamentos e Mãe do Mundo juntamente com o Pai Oxalá. É protetora de seus filhos representa a beleza. É a dona do mar, e é o próprio mar divinizado. É a mãe do jovem e do adulto, a figura materna que acompanha um Ser Humano toda a vida.

Oxalá: É o Orixá mais respeitado do Panteão Afro-brasileiro. O branco, é símbolo tradicional da pureza, é a cor de tudo que esteja pela criação e administração do mundo. Oxalá é paternal, calmo, sereno nos momentos difíceis. É o Pai de todos os Orixás. Oxalá representa o céu, e o princípio de tudo.



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Feliz Natal

Que o sentido do Natal esteja sempre presente em nosso dia a dia e que a esperança seja um objetivo concretizado. No próximo ano, que os seus sonhos lhe sirvam de inspiração para realizar e sentir que a vida é um presente do Criador e dos Orixás. Feliz Natal
No dia 19 de dezembro de 2015, foi realizado o Xirê em homenagem ao Pai Bara Lodê e todo o Panteão dos Orixás. O Babalorixá Jairzinho do Bará, um ícone e baluarte da Nação dos Ritos Afros, comemorou os 57 anos de vasilha de seu Orixá Bará Lodê.

Nação Jeje Ijexá.



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Jairzinho do Bará - Homenagem ao Pai Bará Lodê



No dia 19 de dezembro de 2015, foi realizado um xirê em homenagem ao Orixá Pai Bará Lodê que completou 57 anos de vasilha do Babalorixá Jairzinho do Bará um ícone e baluarte da Nação dos Ritos Afros.



terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Então é Natal!......

Estamos a poucos dias do Natal com tantas notícias ruins, o que vamos comemorar? Estamos vivendo tempos difíceis mundialmente, massacres humanos, descuidado com o meio ambiente, a fome ainda não zerou, o analfabetismo permanece, a extorsão, os golpes e as manobras políticas da vantagem em favor de um grupo que faz parte da governança deste país, e que foi escolhido pelo povo, diariamente nos oferece espetáculos “dantescos” nos expondo, nos envergonhando e principalmente nos empobrecendo financeiramente dia a dia, escolhemos por acreditar nestas pessoas para nos representar e estamos pagando um preço muito alto. O que fazer? Nós devemos tomar as rédeas desta situação, unirmo-nos, - conclamação que sempre faço aos meus irmãos de axé e simpatizantes. Nesta data festeja-se a integração da família e da fraternidade, tempo de repensar sobre nosso olhar intolerante e discriminatório entre o descrédito total e o respeito com a vida que sempre prevaleça a Fé Irmãos! Que tenhamos sempre força de acreditar que dias melhores virão, não podemos ficar só imaginando, acelere sempre a tempo de realizarmos muitas coisas interessantes, nada acontece automaticamente quando tratamos de vida humana, nestas inter- relações tudo precisa de uma intervenção. . Uma pessoa é parte de uma sociedade e não existe sentido em uma vida sem que essa pessoa seja útil para sua sociedade. O Natal é assim uma excelente oportunidade para as pessoas de qualquer religião valorize a família e a descendência comemore e exalte isso. Disponha-se a ação do bem.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Babalorixá Jairzinho do Bará - EM PROL AS PESSOAS CARENTES

Babalorixá Jairzinho do Bará - EM PROL AOS MENOS FAVORECIDOS

Com o objetivo de proporcionar momentos de alegria ao próximo. Além de promover a felicidade de irmãos menos favorecidos, eu e meus filhos promovemos uma arrecadação de roupas e alimentos, entre os quais carnes de aves oriundas de obrigações religiosas em meu Templo, que são ofertadas aos filhos, visitantes e simpatizantes em nossos eventos religiosos, foram oferecidas aos frequentadores que usam as dependências do Centro Espírita Dias da Cruz. Durante todo o ano somos agentes de ações contínuas e variadas, pois vão desde a doação de alimentos a organização de eventos para famílias de baixa renda. Evidentemente que não somos os únicos a realizar estas atividades, mas ainda falta muitos de nossos irmãos Afro Umbandistas tornarem-se agentes ativos em prol de cidadãos que se encontram em uma situação de vulnerabilidade espiritual, social e econômica, pois nossa missão de " ser humano" e espiritualista é promover a evolução moral, intelectual e material com base na Doutrina Afro Umbandista desenvolvendo ações que contribuam para minorar as situações de miserabilidade visando sempre a reinserção social,a valorização do ser humano através do seu tratamento integral.



quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

SEGURANÇA PÚBLICA

Ao lado da questão carcerária, temos a crise dos órgãos de segurança pública. Policiais recebem parcos salários para combater a criminalidade organizada. Embora as forças policiais civis e militares tenham estruturas de inteligência bem razoáveis, faz-se necessário investir nestes servidores além do fornecimento de armamentos e viaturas, por exemplo, é preciso introduzir estratégias motivacionais. O Estado tem que se atentar, para o fato de a política de segurança pública da qual dispomos não serve mais para o combate desta criminalidade que já extrapolou os limites do tolerável, os criminosos buscam na verdade a rendição do Estado. Diante do exposto concluo que não podemos mais dispor dos mecanismos jurídicos e dos mesmos critérios de política criminal até então utilizados, pois tais critérios são adequados somente a uma situação de normalidade e não de caos, ou, para ser mais contundente, de guerra urbana como a que vivemos.

SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO

Em nosso país infelizmente não há o hábito de se fazer planejamento a médio ou longo prazo. Há mais de duas décadas que já vem anunciando-se a falência dos presídios brasileiros. O abandono, a falta de investimento e o descaso do poder público vieram por agravar ainda mais o caos no sistema prisional. Enquanto se dava esse descaso por parte das autoridades competentes, a população carcerária crescia, com o grande número de prisões realizadas, o resultado não poderia ser outro: o sistema carcerário explodiu. A superlotação no sistema penitenciário impede que possa existir qualquer tipo de ressocialização e atendimento à massa carcerária, o que faz surgir forte tensão, violência e constantes rebeliões. Punir criminosos não significa empilhá-los em condições desumanas. Por isso há urgência em por fim na superlotação, o que exige mais pressa na ampliação dos presídios já existentes, construção de novos capazes de proporcionar uma adequada recuperação aos detentos com uma verdadeira política prisional voltada à reinclusão, educação, profissionalização do apenado, oficinas de trabalhos em todos os níveis prisionais; trabalho obrigatório para todos os apenados. Não basta o Estado resolver de uma vez essas anomalias, é preciso também que possa cercar-se de condições necessárias para evitar que esse tipo de situação volte a se repetir num futuro próximo.


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SAÚDE NO BRASIL

A Saúde Pública no Brasil está um verdadeiro caos, um dos principais problemas é o atendimento da população de baixa renda, hospitais com equipamentos sucateados, escassez de medicamentos, leitos insuficientes, pessoas morrendo dentro dos hospitais por falta de socorro médico, estes profissionais por sua vez são obrigados a acumular uma carga horária exaustiva acumulando vários empregos para poderem viver dignamente e recompensar o investimento na sua formação. A maioria da população não tem condições financeiras para custear um plano de saúde e depende dos hospitais públicos. As autoridades competentes alegam constantemente que não há recursos, mas sabe-se que é mesmo falta de interesse, pois verbas são repassadas – PARA ONDE? – Estamos necessitados de um governo que tenha um olhar humano pelo menos favorecidos, que o SUS (Sistema Único de Saúde) venha a atuar realmente de forma mais digna, para que todos os cidadãos possam ter a sua disposição um serviço de qualidade.

Rituais Afro-brasileiros e o meio ambiente

Nossas práticas e rituais não ficam somente restritas ao interior de nossos templos. Em muitos casos é preciso usar espaços externos. Tenho conhecimento de inúmeras reclamações a respeito de oferendas depositadas na beira de lago, praias, encruzilhadas e praças que causam desconforto pelo cheiro exalado com a putrefação dos animais mortos assim como dos alimentos em decomposição, vidros quebrados e velas que causam a queima em árvores. É lamentável que determinados indivíduos ainda continuem agredindo violentamente nosso meio e por consequência expondo nossos rituais sagrados de forma indevida, é comum assistirmos nas redes sociais oferendas sendo chutadas, apedrejadas e amaldiçoadas com palavras de baixo calão, sendo que nossas práticas têm como base princípios ecológicos fundamentais na manutenção do equilíbrio cosmológico. Está à disposição vasto material referente à preservação ambiental materializado em forma de Caderno de Orientação, assim como Oficinas, Seminários e Eventos que trabalham no sentido de informar, incentivar os religiosos menos atentos a adotarem práticas ecológicas e a reformularem algumas atividades tradicionais visando assim o cuidado e a preservação do Meio Ambiente.

LIBERDADE RELIGIOSA

Nosso Brasil é mundialmente reconhecido como um país cuja sociedade tem como características naturais à tolerância e o respeito à diversidade, mas a realidade não é bem esta. Recebemos e tratamos bem, e sempre estamos dispostos a ajudar outros povos, mas quando se trata dos nossos nacionais, muitos irmãos não mantêm as mesmas atitudes de receptividade.
- Ainda mais se a pessoa ou grupo em questão tiver costumes e crenças diferentes dos seus.
Faz-se urgente que todos os indivíduos tenham acesso as informações a cerca de normas nacionais e internacionais e da nossa Constituição Federal, pois esta, nos garante a laicidade do estado brasileiro, oferecendo as bases para que as pessoas de qualquer crença ou religião possam usufruir destes direitos e liberdades, evitando a reprodução de valores equivocados em suas relações. Cada qual com sua própria formação religiosa crê que sua maneira de reverenciar o Criador é a mais correta, esta postura é saudável desde que não se torne um agressor de discriminação e intolerância.
Cabe ao Estado e às lideranças levar o conhecimento de forma ampla e irrestrita; permitindo que cada indivíduo possa fazer a sua escolha e seguir a sua fé, sem uso de atos violentos, como ocorreram de forma sangrenta com nossos antepassados.

O termo religião vem do latim Religare, que significa o restabelecimento da ligação entre os seres humanos e o Criador, nada mais correto que acreditar que cada uma das religiões existentes, na medida em que desempenham o papel de promover esta ligação, sejam expressões legítimas de fé. Somente assim poderemos nos orgulhar de vivermos num país em que a liberdade de crença e religião é um fato respeitável.


EDUCAÇÃO NO BRASIL

O Ensino Público no Brasil tão antigo quanto à República permanece apresentando falhas, haja vista as péssimas instalações de escolas, métodos de ensino ineficazes, os professores apresentam cada vez menos vontade de trabalhar com o segmento, a falta de incentivo do governo – baixos salários e condições de trabalho catastróficas, estes profissionais travam uma luta diária com o desinteresse de alunos marginalizados e, às vezes violentos. Os casos de vandalismo e depredação do patrimônio e a hostilidade com os educadores, funcionários e até mesmo colegas, infelizmente os casos são diários e estampam manchetes de jornais e sites de notícias.  O Estado tem o dever de promover as condições adequadas á garantia de um ensino de qualidade a todos os cidadãos independente de classe social, de gênero, de religião etc. Não me parece justo que o trabalhador pague seus impostos em dia a fim de garantir, entre outras coisas, uma educação como mínimo de qualidade para seus filhos, e tenha que se submeter às mazelas governamentais.