quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Bará Lodê e Orixás, assentamentos e equívocos gravíssimos

Sempre atento as práticas religiosas, com o objetivo de manter os verdadeiros fundamentos da nossa Nação Jeje Ijexá, torno público que, está ocorrendo equívocos gravíssimos, quanto ao assentamento dos Orixás Bará Lodê e Ogum Avagã.

O assentamento de Bará Lodê, deverá ser feito em uma casa separada, na frente do Templo Religioso, de preferência construída em dimensões que permitam a entrada de pessoas, caso não seja possível, quando um filho destes Orixás for realizar uma obrigação, esta deverá ocorrer em frente à casa de Bará Lodê ou no Templo Religioso, evidentemente com a porta aberta.

Não existe assentamento de Bará Lodê dentro de pegê ou quarto de Orixás. Mulheres em ciclo menstrual, em plena atividade, jamais deverão aproximar-se da casa dele. As inhelas (miúdos das aves), deverão serem fritos e ofertados aos Orixás.

A cabeça das aves, nunca e em hipótese alguma deverá ser frita, é oferecida aos Orixás. No caso de uma obrigação de quatro pés, a cabeça do cabrito, passado aos devidos dias em que o Orixá está comendo, desta é feita um sarrabulho que é oferecido somente para prontos, (também do coração dos quatro pés é feito o mesmo).

Quanto ao assentamento dos Orixás, há de se ter cuidado com os ocutás, estes deverão estarem vivos e em perfeitas condições físicas, logo após, deverão serem preparados (lavados cada um com seu mieró correspondente, com suas devidas ferramentas), jamais os ocutás deverão ser lavados com bebidas alcoólicas.

Caso isto ocorra, é pura invenção, digo e afirmo que está ocorrendo assentamento de Bará Lodê em cera quente, concreto e usando como ferramentas, ponteiras de Exu.

Quando ocorrer uma obrigação, e mais de um filho do mesmo Orixá de eledá, não poderão estes filhos ofertar conjuntamente as mesmas aves ou quatro patas, pois efetuando este ritual, estarão ligando um Orixá com o outro, consequentemente tudo que possa vir a ocorrer com um, afetará seriamente com os outros.

Nossa intenção é preservar e manter o respeito e a prática dos verdadeiros e sérios fundamentos da Nação Jeje Ijexá, seguindo o que nos foi ensinado por nossos ancestrais religiosos.


Através da nossa religião de Ritos Afros, baseados no respeito, dedicação, amor e fé no Criador e Orixás, todos podemos obter dadivas e êxitos para o progresso e prosperidade em nossas vidas, tendo o conforto espiritual e material.